EM – Atividades Eletivas

13/02/2014

COLÉGIO EQUIPE 2014

ATIVIDADES ELETIVAS NO ENSINO MÉDIO

Caro(a) aluno(a),

Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a escolha das atividades eletivas dos alunos do Ensino Médio. Para que você possa se preparar bem para realizar suas escolhas, queremos retomar as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte destas atividades do currículo da nossa escola.

Vamos lá:

  • As atividades eletivas constituem uma das modalidades de aprendizado no currículo da nossa escola. Neste sentido consideramos importante que você, ao longo da sua trajetória no Ensino Médio, escolha os projetos e momentos mais adequados para sua inserção. No entanto, a escolha por uma destas atividades não tem caráter obrigatório, ou seja, você pode escolher participar ou não, desde que justifique, considerando seu projeto de estudo e aprendizado para este ano.
  • As atividades eletivas têm como uma das suas características o fato de que as turmas são formadas por adesão e interesse. Ou seja, cada aluno escolhe o que desenvolverá ao longo do seu ano de aprendizado. No entanto, nesta escolha você deve ser responsável com a atividade, o grupo e educadores envolvidos. Neste sentido, uma vez definida(s) a(s) atividade(s), você assumirá o compromisso de participar até o final do ano.
  • Estas atividades eletivas constituem um convite para o desenvolvimento das seguintes aprendizagens: a vivência e reflexão sobre a importância do vínculo e da organização para os projetos que só podem ser realizados em  grupo; os conhecimentos e posturas necessárias para  planejar, organizar, realizar e avaliar um projeto que supõe a interação e intervenção junto a outros segmentos sociais e/ou grupos; o exercício coletivo de uma atividade de intervenção.
  • Para este ano teremos as seguintes modalidades de atividades eletivas: projetos sociais e turmas de treinamento esportivo. Cada uma delas foi apresentada por educadores e/ou alunos e será detalhada a seguir em seus aspectos organizacionais.
  • As atividades eletivas têm uma proposta diferenciada de avaliação que não se traduz em menções ou conceitos que indicam aprovação ou reprovação. Sua participação será avaliada no contexto do desenvolvimento do que foi proposto ao  longo do processo de trabalho.
  • A sua escolha e compromisso de participação deverão contar com uma conversa com seus pais e a concordância e autorização deles – expressa no formulário de escolhas –  para que você possa assumir este trabalho na escola.
  • Contamos que, além destas atividades sistemáticas desencadeadas pela escola e estruturadas para o ano, o grêmio possa propor e organizar outros eventos e atividades de interesse do grupo de alunos. A princípio, estas atividades poderão ser agendadas na quinta-feira, no período da tarde.

 

1 – Cronograma do processo de apresentação e escolha das atividades

O processo de apresentação, escolha e início de trabalho nas atividades eletivas segue o seguinte cronograma:

Entre 28/01 e 31/01 – Apresentação dos treinos esportivos nas aulas de Educação Física
10/02 (1ª série), 17/02 (2ª série) e 20/02 (3ª série), nas aulas de Orientação Educacional – Introdução / Apresentação do presente documento sobre Atividades Eletivas (disponibilizado no site e no Facebook)
21/02 – Recebimento do Formulário de Inscrição
22/02 (sábado), das 9h às 13h – Apresentação dos Projetos Sociais e Formação Inicial (para todos os alunos interessados)
26/02 – Retorno dos Formulários de Inscrição preenchidos (entrega para a Orientação Educacional, com recolhimento em sala de aula)

Semana de 10 a 14 de março – Início dos Treinos Esportivos e dos Projetos Sociais

 

2 – Quadro de horários das atividades

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Tarde

14h30 às 16h
Treino: Vôlei Feminino*
(Professor Nelson)

 

14h às 15h30
Treino: Futsal
Feminino*
(Professor Francisco)

 

 

   16h às 17h30
Treino: Handebol Misto*
(Professor Nelson)

 

14h às 17h
Projeto Social:
Era Outra Vez  / Projeto de Mediação de Leitura

14h às 17h
Projeto Social: Chá de Arte

15h30 às 17h
Treino: Futsal
Masculino*
(Professor Francisco)

15h30 às 17h
Dança (Profª. Suelena – Dô)

 

Noite

 20h30 às 22h
Treino: Basquete. Ex-alunos e alunos atuais (Professor Nelson)

 

 

 

 

 

* Os treinamentos de futsal, vôlei e handebol ocorrerão no Clube Macabi, situado na Av. Angélica, nº. 634 (entre Alameda Barros e Baronesa de Itu).

 

3 – Breve descrição das atividades, critérios para realização e condições de participação

Turmas de Treinamento Esportivo e Dança

Responsáveis: Professores Francisco Tognonato Neto, Nelson L. Conegundes de Souza e Suelena Francisca da Silva – Dô.
Assistentes: Adriano Palmares Palma Martins e Márcio Ricardo de Lima.

Critério de realização: criação de grupos entre  15 e 25  alunos (treinos) e 10 e 20 alunos (dança).

Em nossa proposta curricular, a Educação Física tem como um dos seus principais objetivos formar o hábito da atividade física com método e autonomia, colaborando para o equilíbrio (saúde) do indivíduo. Para tanto, trabalha com uma formação diversificada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e com a especialização no Ensino Médio. Assim, o aluno pode conhecer e desenvolver diversas modalidades e escolher, no Ensino Médio – entre capoeira, dança, jogos, ginástica, futebol, vôlei e basquete – em qual delas quer se aprofundar. Paralelamente, criam-se situações para complementação do trabalho na área, atendendo ao elevado grau de interesse dos alunos. Neste ano ofereceremos aulas de dança e turmas de treinamento nas modalidades de futsal, basquete, vôlei e handebol, tendo como objetivos o aprimoramento das habilidades motoras específicas, do trabalho em equipe e, para os esportes, a participação em campeonatos.

Custo: taxa semestral de R$ 140,00, para alunos participantes de dança e treinos, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.

Os uniformes para jogos deverão ser adquiridos por cada aluno participante dos treinos.

Ex-alunos participantes de treinos e dança devem conferir os custos envolvidos junto à secretaria.

 

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (alunos, ex-alunos, funcionários, pais, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.

Projetos Sociais

Coordenação Geral: Professor Antônio Carlos de Carvalho e Ana Cristina Marotto.

Critério de realização: adesão do número mínimo de alunos necessários ao desenvolvimento das atividades em cada projeto.

O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a alunos e a educadores do Ensino Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.

Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:

1- Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;

2- Ter se identificado com o projeto social escolhido;

3- Ter vontade de realizar uma ação que atende a uma demanda social;

4- Estar aberto para se relacionar com pessoas com condições sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas, diferentes das suas;

5- Aceitar a alegria, o encantamento, a reflexão, a quebra de paradigmas, bem como o erro, a frustração, a dúvida, como partes fundamentais do processo de trabalho;

6- Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos e com crianças ou jovens do local de atuação do projeto, e que, portanto, faltar ou desistir no meio do caminho interfere e muito na qualidade do trabalho;

7- E, como não poderia faltar, ter disponibilidade de tempo para realizar o projeto e para participar das formações (anterior ao início do trabalho e ao longo do ano), reuniões  e supervisões (no próprio dia do projeto, sendo parte já considerada no horário de trabalho).

Custo: taxa semestral de R$ 140,00 para alunos participantes, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Ex-alunos participantes de projetos sociais devem conferir os custos envolvidos junto à secretaria.

 Atuais projetos sociais:

Era Outra Vez / Projeto de Mediação de Leitura – Projeto mais antigo do Equipe, realizado desde 1997 em parceria com a Fundação Abrinq, tem como objetivo aproximar a criança do livro por meio da mediação de leitura feita por jovens.

Local de atuação em 2014: CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional)

Deslocamento através de metrô ou van.

Chá de Arte –  Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde. O Chá de Cadeira originou-se em 1999, a partir de parceria com Wellington Nogueira, diretor  dos Doutores da Alegria, com o objetivo levar, através de esquetes, alegria e informação para salas de espera de ambulatórios de hospitais e centros de saúde. O Arte e Saúde foi iniciado em 2000, tendo por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos por meio da ação de jovens com crianças em estado pré e pós-operatório, utilizando-se da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar. O Chá de Arte apropriou-se dos recursos de ambos e trabalha com aspectos saudáveis da criança, contribuindo  para que o seu estado seja menos doloroso e triste.

Local de atuação em 2014: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

Deslocamento através de van.

Formação

Todos que forem se inscrever em algum dos projetos do Instituto Equipe Cultura e Cidadania: Era Outra Vez / PML, Chá de Arte e Oba! (projeto com atuação de alunos do 8º e 9º anos) devem participar da Apresentação e Formação Inicial dos Projetos do Instituto no dia 22 de fevereiro, sábado, das 9h às 13h.
Além dos encontros semanais, os membros de cada projeto terão outros momentos de reflexão e formação a serem agendados ao longo do ano.

 

4 – Normas e procedimentos para utilização do espaço escolar nas atividades no período da tarde

As atividades eletivas ocorrerão no período da tarde, espaço educacional de estudo e aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Para que possamos nos organizar de forma a assegurar o melhor uso possível do espaço nestas atividades, consideramos os seguintes procedimentos:

  • O refeitório e a cantina poderão ser utilizados para almoço e lanche dos alunos participantes de eletivas,  até 13h30. Os alunos que pretenderem adquirir as refeições disponibilizadas pelo colégio deverão comunicar com até três dias de antecedência (desconsiderando sábados e domingos), na secretaria. Cada refeição tem o custo de R$ 15,50, a serem pagos no momento da utilização desse serviço. Informamos que essas refeições são adquiridas pelo colégio de um fornecedor externo. Os alunos/famílias que tiverem interesse pela contratação de refeições para muitas ocasiões em um mesmo mês devem comunicar-se com a secretaria (ver Boletim Eletrônico Kit Lanche  – sobre lanche e almoço na escola, enviado em 31/01/2014).
  • Os espaços de biblioteca e laboratório de informática podem ser utilizados pelos alunos do Ensino Médio no período da tarde com a condição de agendamento prévio junto a Alda, responsável pelo setor.
  • Os projetos sociais usarão, sempre que possível, a sala do Instituto Equipe Cultura e Cidadania como espaço de reunião. Nessas ocasiões, os banheiros a serem utilizados são os localizados no térreo. Os treinos esportivos ocorrerão na quadra do colégio (basquete) e no Clube Macabi (turmas de futsal, vôlei e handebol); a dança, no espaço multiuso do colégio.
  • Os pátios interno e externo, os corredores, espaços de circulação e as quadras deverão ser preservados prioritariamente  como espaço dos alunos do Ensino Fundamental  e Educação Infantil.  
  • Para  entrada,  saída e situações de espera, os alunos deverão utilizar o corredor / entrada  lateral.

 

Coordenação do Ensino Médio

EM – Atividades Eletivas

13/02/2014

COLÉGIO EQUIPE 2014

ATIVIDADES ELETIVAS NO ENSINO MÉDIO

Caro(a) aluno(a),

Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a escolha das atividades eletivas dos alunos do Ensino Médio. Para que você possa se preparar bem para realizar suas escolhas, queremos retomar as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte destas atividades do currículo da nossa escola.

Vamos lá:

  • As atividades eletivas constituem uma das modalidades de aprendizado no currículo da nossa escola. Neste sentido consideramos importante que você, ao longo da sua trajetória no Ensino Médio, escolha os projetos e momentos mais adequados para sua inserção. No entanto, a escolha por uma destas atividades não tem caráter obrigatório, ou seja, você pode escolher participar ou não, desde que justifique, considerando seu projeto de estudo e aprendizado para este ano.
  • As atividades eletivas têm como uma das suas características o fato de que as turmas são formadas por adesão e interesse. Ou seja, cada aluno escolhe o que desenvolverá ao longo do seu ano de aprendizado. No entanto, nesta escolha você deve ser responsável com a atividade, o grupo e educadores envolvidos. Neste sentido, uma vez definida(s) a(s) atividade(s), você assumirá o compromisso de participar até o final do ano.
  • Estas atividades eletivas constituem um convite para o desenvolvimento das seguintes aprendizagens: a vivência e reflexão sobre a importância do vínculo e da organização para os projetos que só podem ser realizados em  grupo; os conhecimentos e posturas necessárias para  planejar, organizar, realizar e avaliar um projeto que supõe a interação e intervenção junto a outros segmentos sociais e/ou grupos; o exercício coletivo de uma atividade de intervenção.
  • Para este ano teremos as seguintes modalidades de atividades eletivas: projetos sociais e turmas de treinamento esportivo. Cada uma delas foi apresentada por educadores e/ou alunos e será detalhada a seguir em seus aspectos organizacionais.
  • As atividades eletivas têm uma proposta diferenciada de avaliação que não se traduz em menções ou conceitos que indicam aprovação ou reprovação. Sua participação será avaliada no contexto do desenvolvimento do que foi proposto ao  longo do processo de trabalho.
  • A sua escolha e compromisso de participação deverão contar com uma conversa com seus pais e a concordância e autorização deles – expressa no formulário de escolhas –  para que você possa assumir este trabalho na escola.
  • Contamos que, além destas atividades sistemáticas desencadeadas pela escola e estruturadas para o ano, o grêmio possa propor e organizar outros eventos e atividades de interesse do grupo de alunos. A princípio, estas atividades poderão ser agendadas na quinta-feira, no período da tarde.

 

1 – Cronograma do processo de apresentação e escolha das atividades

O processo de apresentação, escolha e início de trabalho nas atividades eletivas segue o seguinte cronograma:

Entre 28/01 e 31/01 – Apresentação dos treinos esportivos nas aulas de Educação Física
10/02 (1ª série), 17/02 (2ª série) e 20/02 (3ª série), nas aulas de Orientação Educacional – Introdução / Apresentação do presente documento sobre Atividades Eletivas (disponibilizado no site e no Facebook)
21/02 – Recebimento do Formulário de Inscrição
22/02 (sábado), das 9h às 13h – Apresentação dos Projetos Sociais e Formação Inicial (para todos os alunos interessados)
26/02 – Retorno dos Formulários de Inscrição preenchidos (entrega para a Orientação Educacional, com recolhimento em sala de aula)

Semana de 10 a 14 de março – Início dos Treinos Esportivos e dos Projetos Sociais

 

2 – Quadro de horários das atividades

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Tarde

14h30 às 16h
Treino: Vôlei Feminino*
(Professor Nelson)

 

14h às 15h30
Treino: Futsal
Feminino*
(Professor Francisco)

 

 

   16h às 17h30
Treino: Handebol Misto*
(Professor Nelson)

 

14h às 17h
Projeto Social:
Era Outra Vez  / Projeto de Mediação de Leitura

14h às 17h
Projeto Social: Chá de Arte

15h30 às 17h
Treino: Futsal
Masculino*
(Professor Francisco)

15h30 às 17h
Dança (Profª. Suelena – Dô)

 

Noite

 20h30 às 22h
Treino: Basquete. Ex-alunos e alunos atuais (Professor Nelson)

 

 

 

 

 

* Os treinamentos de futsal, vôlei e handebol ocorrerão no Clube Macabi, situado na Av. Angélica, nº. 634 (entre Alameda Barros e Baronesa de Itu).

 

3 – Breve descrição das atividades, critérios para realização e condições de participação

Turmas de Treinamento Esportivo e Dança

Responsáveis: Professores Francisco Tognonato Neto, Nelson L. Conegundes de Souza e Suelena Francisca da Silva – Dô.
Assistentes: Adriano Palmares Palma Martins e Márcio Ricardo de Lima.

Critério de realização: criação de grupos entre  15 e 25  alunos (treinos) e 10 e 20 alunos (dança).

Em nossa proposta curricular, a Educação Física tem como um dos seus principais objetivos formar o hábito da atividade física com método e autonomia, colaborando para o equilíbrio (saúde) do indivíduo. Para tanto, trabalha com uma formação diversificada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e com a especialização no Ensino Médio. Assim, o aluno pode conhecer e desenvolver diversas modalidades e escolher, no Ensino Médio – entre capoeira, dança, jogos, ginástica, futebol, vôlei e basquete – em qual delas quer se aprofundar. Paralelamente, criam-se situações para complementação do trabalho na área, atendendo ao elevado grau de interesse dos alunos. Neste ano ofereceremos aulas de dança e turmas de treinamento nas modalidades de futsal, basquete, vôlei e handebol, tendo como objetivos o aprimoramento das habilidades motoras específicas, do trabalho em equipe e, para os esportes, a participação em campeonatos.

Custo: taxa semestral de R$ 140,00, para alunos participantes de dança e treinos, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.

Os uniformes para jogos deverão ser adquiridos por cada aluno participante dos treinos.

Ex-alunos participantes de treinos e dança devem conferir os custos envolvidos junto à secretaria.

 

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (alunos, ex-alunos, funcionários, pais, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.

Projetos Sociais

Coordenação Geral: Professor Antônio Carlos de Carvalho e Ana Cristina Marotto.

Critério de realização: adesão do número mínimo de alunos necessários ao desenvolvimento das atividades em cada projeto.

O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a alunos e a educadores do Ensino Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.

Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:

1- Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;

2- Ter se identificado com o projeto social escolhido;

3- Ter vontade de realizar uma ação que atende a uma demanda social;

4- Estar aberto para se relacionar com pessoas com condições sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas, diferentes das suas;

5- Aceitar a alegria, o encantamento, a reflexão, a quebra de paradigmas, bem como o erro, a frustração, a dúvida, como partes fundamentais do processo de trabalho;

6- Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos e com crianças ou jovens do local de atuação do projeto, e que, portanto, faltar ou desistir no meio do caminho interfere e muito na qualidade do trabalho;

7- E, como não poderia faltar, ter disponibilidade de tempo para realizar o projeto e para participar das formações (anterior ao início do trabalho e ao longo do ano), reuniões  e supervisões (no próprio dia do projeto, sendo parte já considerada no horário de trabalho).

Custo: taxa semestral de R$ 140,00 para alunos participantes, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Ex-alunos participantes de projetos sociais devem conferir os custos envolvidos junto à secretaria.

 Atuais projetos sociais:

Era Outra Vez / Projeto de Mediação de Leitura – Projeto mais antigo do Equipe, realizado desde 1997 em parceria com a Fundação Abrinq, tem como objetivo aproximar a criança do livro por meio da mediação de leitura feita por jovens.

Local de atuação em 2014: CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional)

Deslocamento através de metrô ou van.

Chá de Arte –  Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde. O Chá de Cadeira originou-se em 1999, a partir de parceria com Wellington Nogueira, diretor  dos Doutores da Alegria, com o objetivo levar, através de esquetes, alegria e informação para salas de espera de ambulatórios de hospitais e centros de saúde. O Arte e Saúde foi iniciado em 2000, tendo por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos por meio da ação de jovens com crianças em estado pré e pós-operatório, utilizando-se da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar. O Chá de Arte apropriou-se dos recursos de ambos e trabalha com aspectos saudáveis da criança, contribuindo  para que o seu estado seja menos doloroso e triste.

Local de atuação em 2014: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

Deslocamento através de van.

Formação

Todos que forem se inscrever em algum dos projetos do Instituto Equipe Cultura e Cidadania: Era Outra Vez / PML, Chá de Arte e Oba! (projeto com atuação de alunos do 8º e 9º anos) devem participar da Apresentação e Formação Inicial dos Projetos do Instituto no dia 22 de fevereiro, sábado, das 9h às 13h.
Além dos encontros semanais, os membros de cada projeto terão outros momentos de reflexão e formação a serem agendados ao longo do ano.

 

4 – Normas e procedimentos para utilização do espaço escolar nas atividades no período da tarde

As atividades eletivas ocorrerão no período da tarde, espaço educacional de estudo e aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Para que possamos nos organizar de forma a assegurar o melhor uso possível do espaço nestas atividades, consideramos os seguintes procedimentos:

  • O refeitório e a cantina poderão ser utilizados para almoço e lanche dos alunos participantes de eletivas,  até 13h30. Os alunos que pretenderem adquirir as refeições disponibilizadas pelo colégio deverão comunicar com até três dias de antecedência (desconsiderando sábados e domingos), na secretaria. Cada refeição tem o custo de R$ 15,50, a serem pagos no momento da utilização desse serviço. Informamos que essas refeições são adquiridas pelo colégio de um fornecedor externo. Os alunos/famílias que tiverem interesse pela contratação de refeições para muitas ocasiões em um mesmo mês devem comunicar-se com a secretaria (ver Boletim Eletrônico Kit Lanche  – sobre lanche e almoço na escola, enviado em 31/01/2014).
  • Os espaços de biblioteca e laboratório de informática podem ser utilizados pelos alunos do Ensino Médio no período da tarde com a condição de agendamento prévio junto a Alda, responsável pelo setor.
  • Os projetos sociais usarão, sempre que possível, a sala do Instituto Equipe Cultura e Cidadania como espaço de reunião. Nessas ocasiões, os banheiros a serem utilizados são os localizados no térreo. Os treinos esportivos ocorrerão na quadra do colégio (basquete) e no Clube Macabi (turmas de futsal, vôlei e handebol); a dança, no espaço multiuso do colégio.
  • Os pátios interno e externo, os corredores, espaços de circulação e as quadras deverão ser preservados prioritariamente  como espaço dos alunos do Ensino Fundamental  e Educação Infantil.  
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Rua São Vicente de Paulo, 374
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(11) 3579 - 9150

(11) 97374 – 8388

equipe@colegioequipe.g12.br

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