EM – 2ª Série – Projeto São Paulo

13/05/2014

Caros pais e alunos da 2ª série,

Entre quarta e sexta-feira, 21-22-23/05, realizaremos o trabalho em campo dentro do projeto “Deslocar-se em São Paulo – possibilidades de experiência e representação na metrópole”, que envolve as disciplinas de Artes, Português e Redação e tem professores convidados de Artes, História e Geografia.

Aulas pré-campo

O projeto se realiza também através de atividades anteriores ao campo, desenvolvidas nas seguintes aulas:

14/05 – Apresentação do Projeto e do roteiro de trabalho (aula com o prof. Iuri Pereira Jaime)
15/05 – Música como Percurso em São Paulo I (aula com o prof. Luiz Venâncio Aiello)
15/05 – O Sagrado (aula com o prof. Gilson Pedro)
16/05 – Música como Percurso em São Paulo II (aula com os professores Gilberto Mariotti e Luiz Venâncio Aiello)
20/05 – O Sagrado e o Profano na Cidade (aula com os professores Lizânias Lima e Antônio Carlos de Carvalho)
20/05 – Ruptura Estado e Igreja (aula com a professora Eliane Yambanis)

Cronograma geral – dias 21, 22 e 23 de maio

21-22-23/05 – filmes / aulas; campo (trajetos diferenciados entre dois grupos), aulas externas, visitas, desenhos, redações, leituras, plenária (textos, exposições, discussões).

Nosso trabalho no dia 21/05 se iniciará por aula com o professor Raymundo Campos, às 7h10, a partir de recortes do filme "São Paulo S.A.", de Luís Sérgio Person.  Sairemos às 9h30, com o grupo dividido em duas turmas que farão percursos distintos. O retorno ao colégio e encerramento das atividades nesse dia está previsto para no máximo às 15h.

No dia 22/05, iniciaremos às 7h10, com o filme "Elevado 3.5", de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo, a ser discutido na sequência com a diretora Maíra Bühler. As atividades do projeto nesse dia se encerrarão no máximo às 15h, após o retorno de cada uma das duas turmas de seus respectivos trajetos.

No dia 23/05, às 7h10, daremos continuidade às atividades com a aula "A metrópole como um campo de batalha", a ser ministrada pelo professor Lizânias de Souza Lima. Novamente, sairemos com a 2ª série dividida em duas turmas que, ao encerrarem os trajetos, trabalharão em Plenária. As atividades serão encerradas às 18h30.

Alimentação

Nos três dias de campo, será necessário que todos os alunos tomem lanche reforçado antes da saída e que levem alimentos que possam ser consumidos facilmente durante o dia de trabalho (almoço e lanche). É imprescindível que levem líquidos para hidratação durante os trajetos.

Material

Cada aluno deve levar:

• capa de chuva / guarda-chuva
  • boné
  • roteiro/caderno de campo entregue em 14/05
  • caderno de Artes
  • material de anotação (lápis, canetas)
  • pequena quantia em dinheiro para eventuais gastos (não devem ser levados pertences de maior valor)
  • máquina fotográfica simples
  • protetor solar (é importante que seja aplicado antes das saídas e que possa ser reposto, se necessário)
  • repelente (dada a incidência de casos de dengue no Estado de São Paulo, sugerimos o uso e reposição, se necessário).

Solicitamos que cada aluno tenha consigo uma embalagem pequena de álcool gel para uso pessoal, guardada de forma que possa ser utilizada a qualquer momento.

Lembramos que o campo é situação de estudo e, portanto, celulares deverão permanecer desligados durante todos os momentos de trabalho, o que inclui os deslocamentos.

Roupas

Para as atividades em campo dos dias 21, 22 e 23 de maio, todos devem vestir camiseta do Colégio Equipe em bom estado, calça comprida tipo jeans e calçado fechado confortável.

Informações de saúde

Solicitamos que os pais transmitam à orientação ou à direção, por escrito e antecipadamente, informações de saúde que considerarem importantes para os três dias de atividades externas.

Graça Maria Marino Totaro
Orientadora Educacional e Pedagógica

EM – 2ª Série – Projeto São Paulo

13/05/2014