MESAS
MESA: NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO |
Thiego Montiel é formado em Cinema, sendo que antes chegou a fazer um tempinho de Psicologia. Durante toda a sua formação e por um tempo que passou em Londres ainda novo, trabalhou como garçom. Acabou decidindo continuar no mundo da gastronomia. Hoje é um dos sócios do GRUPO PITICO, que apoia e colabora na administração do Instituto Quitandoca. É ex-aluno do Equipe.
Gabriella Mattos é formada em Geografia pela USP. Envolvida há dez anos no movimento agroecológico, na luta pela terra e pela permanência na terra, e em temas que envolvem a alimentação saudável. Idealizadora da Quitandoca, instituto que trabalha com a distribuição de alimentos da agricultura familiar agroecológica.
Ademar Ludwig é agricultor e graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pós-graduado em Educação e Agroecologia pela Universidade de São Paulo/ENFF, com nível médio e técnico em Cooperativismo. Atualmente é o coordenador da rede Armazém do Campo.
Adolfo Menezes Melito é economista com MBA em Marketing e Tecnologia pela ESPM/ITA; dirigente de empresas nacionais e multinacionais em diferentes segmentos; fundador e presidente do Instituto da Economia Criativa; presidiu o Conselho de Economia Criativa (Criatividade e Inovação) da Fecomercio-SP; conselheiro do Conic-Fiesp; conselheiro da USP Leste – Habits Incubadora Escola; fundador e presidente da Associação Brasileira de Equity Crowdfunding; fundador e presidente do Conselho da Plataforma de Equity Crowdfunding MyFirstIPO.
MESA: POLÍTICAS NO COTIDIANO |
Bruno Oliveira é mestre em Estudos Interdisciplinares Latino-Americanos (Unila-PR). Como educador e artista visual, participou de diversas exposições artísticas individuais e coletivas. É pesquisador do MALOCA – Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Unila-PR) e coordenador do Centro Cultural da Casa 1 (São Paulo-SP), uma república de acolhida para pessoas LGBT e um centro cultural aberto e gratuito para todo mundo, localizados na região central da cidade de São Paulo.
Nalu Faria é psicóloga por formação e militante feminista. Coordena a SOF – Sempreviva Organização Feminista desde 1986 e é integrante da Coordenação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. É mãe de três ex-alunos do Equipe.
Pedro Borges é jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e cofundador do portal de mídia negra Alma Preta. Coordenador de comunicação da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas (INNPD), compõe a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA) e participa da Rede de Jornalistas de Periferia. É ex-aluno do Equipe.
MESA: VIOLÊNCIA E EXCLUSÃO SOCIAL |
Teresa Endo é psicóloga pela PUC-SP (1987), com mestrado em Psicologia Social (1997) e doutorado em Psicologia Clínica (2013) pela mesma universidade. Atualmente é psicóloga e assessora técnica na Secretaria Municipal de Saúde – SP e professora no curso de graduação em Psicologia da PUC-SP. Fez parte do programa De Braços Abertos, da Secretaria Municipal de Saúde na região central de São Paulo. É mãe de dois ex-alunos do Equipe.
Katia Amiratti é enfermeira formada pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Possui pós-graduação em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, e em Enfermagem, Saúde Mental e Psiquiátrica na UNIFESP. Foi enfermeira no Consultório de Rua, de 2007 a 2015. É interlocutora dos Consultórios de Rua da Secretaria Municipal de Saúde até os dias atuais.
Isabel Shiozawa é psicóloga pela PUC-SP (2014). Durante a graduação, atuou no Instituto Equipe Cultura e Cidadania e no projeto Transformações Arte e Cidadania, organizando oficinas de arte urbana em escolas públicas do Grajaú. Trabalha na ONG Rede Cidadã, que tem como objetivo a inserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade. Coordena a equipe de pós-contratação, que acompanha por um ano quem foi contratado por meio do programa, construindo projetos de vida. É ex-aluna do Equipe
ARTISTAS OFICINEIROS
Oficina – Percursos, Personagens e Poéticas: um olhar poético sobre o cotidiano |
Augusto Cerqueira – morador da Zona Sul de São Paulo, frequenta os saraus de poesias da região desde 2001, onde apresentou seus escritos até então engavetados e, graças a essa frequência, tantos outros brotaram. Educador Popular, organiza oficinas de literatura e artes visuais nas escolas e ONGs da região, onde mais aprende do que ensina. “Flâneur” convicto, gosta de andar pelos bairros pescando assuntos para seus escritos. Tem dois livros de contos publicados e participações em algumas antologias dos coletivos da região.
Jenyffer Nascimento – nascida em Pernambuco e criada em São Paulo, tornou-se poeta nas andanças pelos territórios periféricos, entre o samba, o rap e os saraus da Zona Sul de São Paulo. É educadora, feminista, mãe e escritora. Em 2014 publicou seu primeiro livro autoral de poesia intitulado “Terra Fértil” e tem participação em dez antologias. Desde 2017 o livro “Terra Fértil” compõe o acervo das salas de leitura das escolas municipais de São Paulo. Desenvolve vivências no âmbito da literatura periférica e literatura de mulheres negras, além de participar de congressos, seminários e debates em universidades, escolas e organizações sociais.
Oficina – Teatro de Identidade |
Adriana Paixão – cofundadora e integrante do núcleo cênico do Capulanas Cia. de Arte Negra. É atriz formada em Comunicação das Artes do Corpo – PUC-SP, cientista social pela UNIFESP -Universidade Federal de São Paulo, arte-educadora, professora de Sociologia na rede pública, pesquisadora e articuladora cultural.
Oficina – Fotografia Invisível |
Rogério Pixote – graduado em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP. Fotógrafo e realizador audiovisual, integra o coletivo CineBecos, com um de seus trabalhos mais recentes (“Pé no Terreiro”), contemplado com o VAI2 da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo. Arte-educador, integrou a equipe da Fábrica de Cultura do Capão Redondo no Ateliê Multimeios, Projeto Espetáculo e Trilhas de Criatividade, onde atendeu crianças, jovens e adultos. Curador da exposição “Monogaleria” no Sesc Campo Limpo.
Oficina – PalavrAção |
Fino Du Rap – Mc, rapper, poeta e arte-educador. Tem como principais influências na criação do disco e na sua vida o movimento dos saraus de poesia e outras manifestações artísticas periféricas. Participou dos festivais colaborativos Baixo Centro e Anhangabaú da Feliz Cidade, eventos que discutem uma nova ocupação da cidade, ressignificando o espaço público por meio da arte. Trabalha como arte-educador desde 2013, ministrando oficinas na Fábrica de Cultura do Capão Redondo. Atualmente cursa Arte-Educação Social Em Contextos Não Escolares do Centro de Formação Poronga, na Ação Educativa.
AULAS E OFICINAS DE ALUNOS
Lorenzo Caiubi Maiorino ZeladaConfecção de um dispositivo elétrico para ouvir ondas eletromagnéticas. |
Caetano Falcão de Andrade | Pedro Azeredo Penellas PereiraAnálise do panorama socioeconômico brasileiro, seguido da apresentação dos candidatos de 2018 à Presidência da República. |
Giuliano Tibiriça Maiorino ZeladaMontagem de uma música a partir de sons gravados pelos participantes no momento da oficina. |
Isadora Grimm Zamboni | Júlia Pontes Brasileiro e Silva | Manuella Ení Di Freitas RamosVivência teatral a partir da prática de uma série de exercícios corporais em grupo. |
Theo Levin CecatoComposição, em conjunto, de uma canção nos moldes clássicos da música brasileira. |
Bárbara Valentina Kurbhi Hollo VerissimoImprovisação teatral, baseada nos conceitos básicos de Keith Johnstone, um dos pioneiros nessa técnica. |
Ulisses Villas Bôas dos SantosAula sobre beisebol, esporte praticado pelo aluno. |
Bertha Miranda RosenbaumCulinária vegana, crudívera, com a elaboração de leite de amêndoas e outros derivados. |