Usuário:
 
Senha:
Busca
Cadastro
Início + Como trabalhamos+ Ed. Infantil e 1º ano
Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I   23/10/07
 
 

A entrada na escola: pertencer a um novo grupo
 
Esse primeiro ciclo da escolaridade configura um período de transição da casa para a escola e de sistematização coletiva das primeiras aprendizagens. 
 
O cuidado com essa passagem vai permitir a confiança necessária entre família e escola para que a criança possa ampliar seus vínculos, criar recursos para lidar com as novas situações que se apresentam e viver uma nova experiência: a de integrante de um grupo cuja tarefa comum é a aprendizagem.
 
Conviver com segurança em um ambiente social e pertencer a um grupo vão possibilitar que se disponha, gradativamente, a construir conhecimentos conjuntamente, expondo seu pensamento, ouvindo o dos demais, contribuindo e aceitando contribuições para a formulação e reformulação de perguntas e ideias.
 
 
Nossas escolhas curriculares
 
O currículo inclui aprendizados nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Música, Educação Física e Capoeira.
 
Para que as crianças experimentem, desde o início, o aprendizado como um processo coletivo, os conteúdos curriculares têm íntima relação com a brincadeira e com a conversa em grupo, nas quais expressam seus sentimentos e conhecimentos a respeito de suas relações com os demais e sobre os fatos e acontecimentos que acompanham ao observarem a vida e os afazeres das pessoas mais próximas.
 
A partir dos conhecimentos e contribuições de cada um, propomos a investigação conjunta de novos materiais e situações que possam incrementar o próprio jogo e, assim, aprofundar o aprendizado. Simultaneamente, o grupo vai se constituindo e se apropriando das regras e dos valores que regem a vida coletiva.
 
Aliar brincadeira, conversa e investigação é o que nos permite, nessa faixa etária, contar com o envolvimento das crianças no aprendizado dos diversos conteúdos curriculares, já que se vinculam a aspectos que as preocupam e as mobilizam diante da necessidade que estão expressando de partilhar e prosseguir em seus conhecimentos.
 
 
Grupos Interidades: crianças de 3 a 5 anos
 
Na Educação Infantil, optamos por trabalhar com grupos que integram crianças de 3 a 5 anos.
 
Nosso objetivo é propiciar aprendizagens a partir dessa interação, não apenas em função das diferenças individuais, mas também, e principalmente, pela colaboração entre as crianças.
 
Nossa experiência nos mostra que romper com uma determinada expectativa de aprendizado para cada faixa etária permite que as crianças tenham mais tranquilidade para aprender umas com as outras e para mostrar o que sabem e não sabem. Como a presença e a opinião individual são importantes e valorizadas nas brincadeiras e conversas, a satisfação com as descobertas se alia ao reconhecimento e respeito pelos conhecimentos e contribuições de cada uma.
 
Os alunos compartilham todas as atividades da rotina e encontram desafios diversificados e específicos para a conquista de autonomia e para o aprendizado contínuo dos diferentes conteúdos curriculares.
 
 
1º ano: a integração continua
 
Propiciar a interação e colaboração entre alunos de diferentes idades é um valor que perpassa muitas de nossas escolhas e propostas de aprendizado. Os alunos do 1º ano permanecerão tendo essa oportunidade, realizando atividades curriculares comuns com os alunos mais novos e mais velhos em função de objetivos específicos de aprendizado.
 
 

Educação Infantil e 1º ano / Principais Diretrizes

 
Grupo Interidades
 
Inserção social para a aprendizagem
 
Nosso objetivo é receber as crianças de forma acolhedora, atendendo-as em suas necessidades individuais, para que gradativamente se familiarizem com as outras crianças do grupo e com a escola e estabeleçam parcerias para a brincadeira e a aprendizagem.
 
Nesse momento, nossa tarefa é acompanhá-las e desafiá-las de forma gradual e contínua, para que cada criança:
  • conquiste independência crescente com relação à sua higiene e aos cuidados com os objetos de uso pessoal e coletivo;
  • disponha-se a brincar em grupo, partilhando enredos, rodiziando papéis e dividindo materiais;
  • recorra cada vez mais à linguagem verbal para narrar fatos significativos e resolver conflitos, conquistando a possibilidade de expressar seu pensamento de forma coerente e de exercitar sua capacidade de argumentação e negociação;
  • desenvolva respeito e tolerância para com as contribuições e os aprendizados de cada um no grupo;
  • conheça, compreenda o sentido, proponha, discuta, respeite e exija o cumprimento dos combinados do grupo e das regras de convívio social e institucional;
  • construa conhecimentos sobre o mundo, compartilhando saberes e descobertas, expressando suas ideias e posições, ouvindo os colegas e ampliando seus interesses;
  • perceba as diferentes formas de comunicação do pensamento e dê importância à qualidade de suas representações nas diferentes linguagens - plástica, textual (oral ou escrita) e matemática.
 
1º ano
 
A organização pessoal e grupal para o aprendizado
 
Nessa idade, as crianças apresentam maior flexibilidade de pensamento para perceber as diferentes opiniões. Interessando-se pelo pensamento científico, podem aprofundar a pesquisa nos projetos de estudo e tolerar a diversidade e a permanência das questões, que motivam novas aprendizagens.
 
Nosso trabalho possibilita que a criança:
  • integre-se ao grupo, tomando iniciativas para articular-se com os demais na construção de conhecimentos, criação de brincadeiras e solução de problemas;
  • responsabilize-se pelas tarefas em sala de aula e em casa, assim como pelos materiais escolares;
  • conquiste maior independência para o trabalho individual e coletivo;
  • compartilhe conhecimentos e descobertas, expressando suas ideias de forma coerente e exercitando sua capacidade de argumentação;
  • valorize o próprio pensamento e o de cada um no grupo, desenvolvendo tolerância com os próprios erros e os dos outros;
  • evolua em sua capacidade de expressão nas diferentes linguagens;
  • no aprendizado da leitura, escrita e matemática, busque compreender e se aproximar das formas socialmente convencionadas.

 
Clique aqui para abrir a versão de impressão
Clique aqui para vero o mapa do site
Clique aqui para ver a ajuda do site
Rua São Vicente de Paula, 374
Cep 01229-010
Higienópolis
São Paulo - SP
Tel.:(11)3579-9150
créditos do site