Usuário:
 
Senha:
Busca
Cadastro
Início + Como trabalhamos+ Ed. Infantil e 1º ano
Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I   23/10/07
 
 

A entrada na escola: pertencer a um novo grupo

Esse primeiro ciclo da escolaridade configura um período de transição da casa para a escola, no qual as crianças ampliam vínculos e criam recursos para lidar com as novas situações que se apresentam quando passam a integrar um grupo que tem a aprendizagem como tarefa comum.

Conviver com segurança em um ambiente social e pertencer a um grupo vão possibilitar que as crianças se disponham, gradativamente, a construir conhecimentos conjuntamente, expondo seu pensamento, ouvindo os demais, contribuindo e aceitando contribuições para a formulação e reformulação de perguntas e ideias.

A Educação Infantil é organizada em um mesmo grupo, denominado Interidades, com crianças de 3 a 5 anos, e o 1º ano constitui um grupo à parte.

Embora tenham desafios de aprendizagem específicos, o cotidiano escolar dos grupos conta com a mesma carga horária, a mesma forma de organização e nomeação da rotina e de utilização dos materiais e os mesmos procedimentos de avaliação, aspectos, entre outros, que têm uma mudança mais acentuada na passagem dos alunos para o 2º ano do Ensino Fundamental.

 

Nossas escolhas curriculares

O currículo inclui aprendizados nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Música, Educação Física, Capoeira. A partir do 1o ano, também Inglês.

Para que as crianças experimentem, desde o início, o aprendizado como um processo coletivo, os conteúdos curriculares têm íntima relação com a brincadeira e a conversa em grupo, nas quais expressam seus sentimentos e conhecimentos a respeito de suas relações com os demais e sobre os fatos e acontecimentos que acompanham ao observar a vida e os afazeres das pessoas mais próximas.

Aliar brincadeira, leitura, conversa e investigação é o que nos permite, nessa faixa etária, contar com o envolvimento das crianças no aprendizado dos diversos conteúdos curriculares, já que se vinculam a aspectos que as instigam e as mobilizam diante da necessidade que estão expressando de partilhar e prosseguir em seu processo de questionamento, investigação e aprendizagem.

 

Grupo Interidades: crianças de 3 a 5 anos

Na Educação Infantil, optamos por trabalhar com grupos que integram crianças de 3 a 5 anos.

Nosso objetivo é propiciar aprendizagens a partir dessa interação, em função das diferenças individuais e também pela colaboração entre as crianças.

Nossa experiência nos mostra que, nessa faixa etária, grupos mais heterogêneos propiciam que as crianças tenham mais tranquilidade para aprender umas com as outras e para mostrar o que sabem e o que não sabem. Como a presença e a opinião individual são importantes e valorizadas nas brincadeiras e conversas, a satisfação com as descobertas se alia ao reconhecimento e respeito pelos conhecimentos e contribuições de cada uma.

As crianças compartilham todas as atividades da rotina e encontram desafios diversificados e específicos para a conquista de autonomia e para o aprendizado contínuo dos diferentes conteúdos curriculares, que consideram tanto os objetivos específicos para cada faixa etária como aquilo que cada uma já sabe e pode aprender.

No contexto de grupos mais heterogêneos, as crianças têm a oportunidade de observar colegas mais novos e mais velhos que ainda estão aprendendo ou já aprenderam aquilo que elas já dominam, o que institui um clima de confiança no tempo e no processo de aprendizagem de cada uma.

 

1º ano

O trabalho no 1º ano traz como marcas de aprendizagem a maior sistematização e formalização dos conteúdos relacionados à leitura, à escrita e à matemática, e a importância da parceria, de escutar a dúvida dos outros, da possibilidade de se aprender com a colocação do outro e de quanto é possível aprender quando estão auxiliando um colega.

Propiciar a interação e a colaboração entre alunos de diferentes idades é um valor que perpassa muitas de nossas escolhas e propostas de aprendizado. Os alunos do 1º ano permanecerão tendo essa oportunidade, realizando atividades curriculares comuns com os alunos mais novos e os mais velhos em função de objetivos específicos de aprendizado.

 


Educação Infantil e 1º ano / Principais Diretrizes

 

Grupo Interidades
Inserção social para a aprendizagem

Nosso objetivo é receber as crianças de forma acolhedora, atendendo-as em suas necessidades individuais, para que gradativamente se familiarizem com as outras crianças do grupo e com a escola e estabeleçam parcerias para a brincadeira e a aprendizagem.

Nesse momento, nossa tarefa é acompanhá-las e desafiá-las de forma gradual e contínua, para que cada criança:

  • conquiste independência crescente com relação à sua higiene e aos cuidados com os objetos de uso pessoal e coletivo;
  • conheça, compreenda o sentido, proponha, discuta, respeite e exija o cumprimento dos combinados do grupo e das regras de convívio social e institucional;
  • recorra cada vez mais à linguagem verbal para narrar fatos significativos e resolver conflitos, conquistando a possibilidade de expressar seu pensamento de forma coerente e de exercitar sua capacidade de argumentação e negociação;
  • disponha-se a brincar em grupo, partilhando enredos, rodiziando papéis, dividindo materiais e seguindo regras;
  • construa conhecimentos sobre o mundo, compartilhando saberes e descobertas, expressando suas ideias e posições, ouvindo os colegas e ampliando seus interesses;
  • desenvolva respeito e tolerância para com as contribuições e os aprendizados de cada um no grupo;
  • perceba as diferentes formas de comunicação do pensamento e dê importância à qualidade de suas representações gráficas nas diferentes linguagens - plástica, textual (oral ou escrita) e matemática.

 

1º ano
A organização pessoal e coletiva para o aprendizado

Nessa idade, as crianças ampliam sua condição de participar de diálogos e conversas em grupo, mantendo sua participação e escuta em torno de um mesmo assunto e percebendo as diferentes opiniões. Nos projetos de pesquisa, aprendem a tolerar a diversidade e a permanência das questões, que motivam novas aprendizagens.

Nosso trabalho possibilita que a criança:

  • integre-se ao grupo, tomando iniciativas para articular-se com os demais na construção de conhecimentos, criação de brincadeiras e solução de problemas;
  • responsabilize-se pelas tarefas em sala de aula e em casa, assim como pelos materiais escolares;
  • conquiste maior independência para o trabalho individual e coletivo;
  • compartilhe conhecimentos e descobertas, expressando suas ideias de forma coerente e exercitando sua capacidade de argumentação;
  • valorize o próprio pensamento e o de cada um no grupo, desenvolvendo tolerância com os próprios erros e os dos outros;
  • evolua em sua capacidade de expressão nas diferentes linguagens;
  • no aprendizado da leitura, da escrita e da matemática, busque compreender e se aproximar das formas socialmente convencionadas de registro e comunicação.

 

 
Clique aqui para abrir a versão de impressão
Clique aqui para vero o mapa do site
Clique aqui para ver a ajuda do site
Rua São Vicente de Paula, 374
Cep 01229-010
Higienópolis
São Paulo - SP
Tel.:(11)3579-9150
créditos do site